03 janeiro 2009

UMA LINDA HISTORIA SOBRE ORIGAMI

Origami para pensar.
E eis que em minhas andanças pelo mundo, encontrei certa vez, sentado num banco de uma praça de uma cidade, um velho sábio. Logo que o reconheci sentei ao seu lado para pedir um conselho que somente os sábios conseguem transmitir.
- Velho sábio, eu gostaria de saber qual é o sentido da vida?
- Esta é uma pergunta que só Você pode responder.
- Como assim?
O sábio não me responde, em vez disso retirou de seu bolso duas folhas em branco, me deu uma folha e começou a dobrar a outra.
- Conhece o Origami?
- Sim. É uma arte oriental que consiste em dobrar uma folha, até formar uma figura.
- Sim é uma arte milenar iniciada há mais de 2000 anos na China, sendo que as principais dobras são de origem japonesa, país responsável pela sua difusão mundialmente.
E com um momento de pausa o sábio me disse, olhando para a sua folha: O sentido de sua vida é como esta folha em branco. A vida é como uma folha em branco e é você que escolhe que sentido dará para a mesma.
- O que?... Realmente não entendi o que ele queria me dizer naquele momento.
- Caberá a você escolher a figura que deseja fazer, cada dobra do origami é uma decisão que você toma, e escolhe se no final esta folha vai transformar-se em um pássaro, em uma borboleta ou um coração.
Naquele momento entendi as suas sábias palavras. Eu sou responsável pelos meus resultados. Cada dobra deve ser feita com atenção, com carinho, pois se fizer uma dobra errada o resultado será diferente do esperado e até mesmo sem qualidade.
Somente aqueles que ousam fazer as mais arriscadas dobras conseguem melhores resultados, ressaltou. E naquele instante o sábio me mostrou um coração que acabava de fazer com a sua folha. E assim naquele dia naquela praça, sentado ao lado dele, refletindo sobre suas palavras, fui passo a passo, dobrando uma folha em branco até que uma borboleta surgiu das dobras que fiz.
E até hoje continuo atento, concentrando minha atenção nas pessoas e coisas que me ajudam a despertar para o melhor uso de meus talentos na roda da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nemastê!